15 de dezembro de 2020

DGPC / MatrizNet / Painéis


Podemos ler no “site” da DGPC http://www.matriznet.dgpc.pt/ :

“O MatrizNet é o catálogo coletivo on-line dos Museus da administração central do Estado Português, tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, pelas Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, assim como pela Parques de Sintra – Monte da Lua, permitindo atualmente o acesso a informação selecionada sobre mais de 100.000 bens culturais móveis”

Deste modo, acreditamos que a informação, que se encontra publicada neste “site”, seja fidedigna e esteja devidamente actualizada.

No entanto, constatamos que nas páginas relativas aos seis “Painéis de S. Vicente de Fora”, e nos pontos referentes à sua “Origem/Historial”, podemos ler que “O políptico pertenceu no século XVIII à Mitra Patriarcal e foi descoberto em 1882 no Paço de S. Vicente de Fora”.

Ora a primeira parte desta frase já não é compatível com os novos documentos divulgados na última década e a re-análise que desenvolvemos sobre os testemunhos anteriores.

Os inventários efectuados aos bens do palácio da Mitra Patriarcal (Marvila) em 1754 e 1821 são suficientemente elucidativos, dado que as dimensões de doze dos catorze painéis ali descritos, com cenas da vida e dos milagres de S. Vicente, já eram inferiores aos nossos seis Painéis.

Os restantes dois, com medidas bastante superiores, também não são aceitáveis devido ao pormenor, descritos nos dois inventários, de terem molduras cor de nogueira ao contrário dos Painéis que, quando foram descobertos, tinham emolduramento dourado.

(ver “Os Painéis, o Retábulo de S. Vicente e os Documentos” e “Os Painéis – Últimas Páginas”